Resenha #19 - Garota Exemplar

A História

Na manhã de seu quinto aniversário de casamento, Amy, a linda e inteligente esposa de Nick Dunne, desaparece de sua casa às margens do Rio Mississippi. Aparentemente trata-se de um crime violento, e passagens do diário de Amy revelam uma garota perfeccionista que seria capaz de levar qualquer um ao limite. Pressionado pela polícia e pela opinião pública e também pelos ferozmente amorosos pais de Amy, Nick desfia uma série interminável de mentiras, meias verdades e comportamentos inapropriados. Sim, ele parece estranhamente evasivo, e sem dúvida amargo, mas seria um assassino?


Minha Leitura

Amy Elliot e Nick Dunne estão casados há 05 anos, surgem então os problemas no relacionamento, aliás, esses problemas existem há um bom tempo, mas no 5º aniversário de casamento eles finalmente vem a tona e explodem como uma bomba nuclear.

Tudo começa com o desaparecimento de Amy. Nick, diante de sua passividade e aparente tranquilidade passa então a ser o principal suspeito do caso, e é assim que pensamos quando lemos seus relatos e os relatos encontrados no diário de Amy.

"Ele prometeu tomar conta de mim, e ainda assim sinto medo. Sinto que algo está errado, muito errado, e ficará ainda pior. Não me sinto a esposa de Nick. Não me sinto uma pessoa: sou algo a ser carregado e descarregado, como um sofá ou um cuco. Sou algo a ser jogado em um depósito de lixo, lançado no rio, se necessário. Não me sinto mais real. Sinto como se pudesse desaparecer." (Pág: 117)

A história se desenrola então nessa perspectiva, Amy está sumida, Nick é o principal suspeito e a cada novo capítulo surgem novas informações que literalmente incendeiam a leitura. Mas, quando chegamos a 2ª parte do livro temos uma mudança no foco narrativo e uma reviravolta na história que te deixa de boca aberta e totalmente estarrecido.

Confesso que na primeira parte do livro não gostei de Nick, aliás, não o achei confiável. Mas logo depois, encontrei nele algumas características que também tenho o que causou uma identificação e não sei se foi por essa identificação ou se pelo fato de a história ter melhorado que comecei a devorar o livro a partir da 2ª parte.



A narrativa torna-se cada vez mais envolvente e nos guia por caminhos inexplorados na 1ª parte do livro, mostrando uma agilidade na escrita da autora e mais que isso uma história que demonstra uma grande habilidade da autora ao criar conexões e explicações para tudo, ou seja, nada passa despercebido e tudo é explicado para o leitor, sem brechas.

Também me agradou o fato de a narrativa não ser apegada aos conceitos de "certo" ou "errado". A autora parece se dar a liberdade de narrar como achar melhor, usando os termos que quer e é também isso, essa narrativa solta e verdadeira que confere veracidade a história e aos fatos relatados.

"Sou um espinheiro, eriçado pelo excesso de atenção de meus pais, e ele é um homem de um milhão de pequenos ferimentos paternos, e meus espinhos se encaixam perfeitamente em suas feridas." (Pág: 380)

Mas, como nem tudo é assim tão perfeito a 3ª parte e o desfecho da história foram também surpreendentes, mas dessa vez, no meu ponto de vista, negativamente. Embora não tenha gostado do final, acredito que a escritora atingiu seu objetivo e encerrou sua história de uma forma totalmente inesperada.

Por fim, confesso a vocês que estou inseguro quanto a esta resenha, pois foi demasiadamente complicado escrevê-la com o cuidado de não soltar nenhum spoiler, pois trata-se de uma história complexa e difícil de descrever, mas de toda forma, acredito que minha opinião ficou clara quanto a leitura.

Ah, o livro já teve sua adaptação para os cinemas, sempre e sempre recomendo que leiam o livro antes de assistir ao filme, mas nunca é demais dar uma conferida no trailer do longa, não é?





Título: Garota Exemplar
Autor: Gillian Flynn
Editora: Intrínseca
Páginas: 448
Nota: 5/5

Por favor, compartilhe!

  • Share to Facebook
  • Share to Twitter
  • Share to Google+
  • Share to Stumble Upon
  • Share to Evernote
  • Share to Blogger
  • Share to Email
  • Share to Yahoo Messenger
  • More...

6 comentários :

  1. Já ouvi falar muito bem desse livro. Infelizmente já recebi spoilers, mas mesmo assim quero ler essa obra.
    Bjs
    Se quiser visitar o meu blog, vou ficar feliz :)
    http://chuvacobertaelivros.blogspot.com.br/2015/01/serie-jovens-escritores_31.html

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Ana!

      O livro é excelente, recomendo que leia!

      Claro que vou te retribuir com a mesma felicidade com a qual recebi seu comentário.

      Volte mais vezes!

      Beijos e Obrigado!

      Excluir
  2. Oi Raimundo!
    Tinha vontade de ler o livro,depois ouvi muitos comentários ruins sobre o livro e perdi o interesse,mas sua resenha me reanimou a querer lê-lo, apesar de voce dizer que não gostou muito do final.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Adrielle!

      Não pense que não notei sua ausência... fico feliz por lhe ver por aqui novamente.

      Se eu fosse você leria, até mesmo pra ter uma opinião própria formada, só não esquece de vir me dizer o que acha, tá?

      Boas Leituras!

      Excluir
    2. Oi Raimundo!
      Nem sempre lembro ou dá tempo de dar uma passada por aqui. Quando volto vejo tudo o que postou e comento. Obrigada por notar minha ausência. rs

      Vou tentar ler sim,vai ficar na minha lista e te contarei o que achei.

      =)

      Excluir
    3. Claro que noto, Adrielle!

      Espero pela sua opinião da leitura.

      Beijos!

      Excluir

Olá!

É sempre um prazer receber sua visita e comentário. Responderemos a sua mensagem logo que possível. Obrigado e Volte sempre! :D

Scroll to top